O Tema da Aula foi JOGOS DE OPOSIÇÃO
Os Jogos de Oposição, segundo Jean-Claude Olivier, podem ser classificados como:
-Jogos de rapidez e atenção
-Jogos de conquista de objetos;
-Jogos de conquista de territórios;
-Jogos para desequilibrar;
-Jogos para reter, imobilizar, livrar-se;
-Jogos para combater.
Os quais têm ações motoras específicas para ser considerado jogos de oposição:
-Ataque:tocar, agarrar, reter, desequilibrar, imobilizar;
-Defesa: Esquivar, resistir, livrar, bloquear.
A aula ocorreu da seguinte forma:
- Alongamento: foi conduzido por um aluno voluntário.
- Mãe cola americana: no espaço determinado (Tatame) os alunos deveriam fugir do pegador, e quando tocados eles deveriam ficar parados com as pernas afastadas, e para serem descolados outro aluno deveriam passar por baixo de suas pernas.
- Mãe cola capoeira: já dando uma introdução a lutas, os alunos quando colacados deveriam ficar na posição de "cocoras" com um dos braços realizando uma defesa na altura da cabeça. Os alunos livres para salvar deviam realizar uma meia lua de frente (chute da capoeira) para descolar o seu colega.
- Pique bola: os alunos foram divididos em duas equipes, tendo com objetivo alcançar a bola no campo do adversario (conquista de objeto), era permitido agarrar, imobilizar, desiquilibrar. Os alunos só podiam se mover de joelhos, de forma alguma ficar em pé. A equipe vencedora era a que trouxesse primeiro a bola do adversario para seu campo.
- Sumozinho: em um espaço determinado de mais ou menos 1mx1m, dois alunos se enfrentariam com o objetivo de colocar os dois pés do colega para fora do espaço.
- Jogo conquista de objetos (golzinho): Os alunos foram numerados com numeros diferentes porém com seus pares respectivos. Ao serem chamados pela professora, os pares, um de cada lado, deveriam o mais rapido possivel se mover de joelhos em direção a bola, e leva-la até o gol adversario. O adversario tinha a missão de impedi-lo, podendo agarrar, imobilizar, desequilibrar, e roubar a bola, tentando conseguir o gol para sua equipe.
- Desequilibrio Prancha: Em decubito ventral, frente a frente, e com os braços estendidos os alunos deveriam tentar desestabilizar o adversario tocando seu braço de forma que o mesmo caisse com a barriga no chão.
- Briga de Galo: Em posição de cocoras os alunos frente a frente em duplas, deveriam tentar desequilibrar o adversario.
- Pé com pé: encostados pé com pé os alunos deveriam desequilibrar o adversario.
- Isometria: em decubito dorsal os alunos deveriam cumprir algumas tarefas solicitadas pela professora. Para trabalhar a ludicidade a tarefa poderia ser escrever seu proprio nome com a ponta dos pés no ar.
- Derrubar de costas: As duplas sentadas costas com costas, e as mãos na altura da cabeça, deveriam combater entre si, colocando as costas do adversario no chão, começando apos o sinal da professora.
- Cavalinho: ainda em duplas os alunos fariam o papel cavalinho e peão, o peão deveria imbolizar o cavalinho e o mesmo deveria derrubar o peão de costas.
- Toque de combate: frente a frente em duplas, os alunos deveriam tocar a parte do corpo do adversario, citada pela professora, defendo o seu corpo do ataque.
- Alongamento - Terminando a aula outro aluno conduziu o alongamento
Fotos da aula:






Nenhum comentário:
Postar um comentário