sábado, 29 de setembro de 2012

Aulão 22/09/2012


ESGRIMA

No Aulão de Lutas os temas foram bem variados, passando por lutas de vários estilos, e origens, e uma das coisas que define a luta é a distância em que se luta em relação ao seu oponente. A primeira oficina foi de esgrima, uma luta charmosa que teve suas primeiras escolas na França no século XVII. Usada como forma de sobrevivência a espada foi deixada de lado com o surgimento das armas de fogo, aí então a esgrima virou esporte, o mais antigo do ocidente. Com armas (espadas) de três estilos, Florete, espada e Sabre os adversários devem tocar seu oponente em um determinado espaço, e cada arma define onde se pode tocar o oponente, entre outras diferenças:

Florete: Arma leve e pequena, por isso é muito popular entre os esgrimistas, tornando-se muito indicada para aprendizes.

Espada: Arma mais dura que pode atingir com a ponta todo o corpo do adversário. Por isso o esgrimista deve se posicionar mais verticalmente, tornando-se mais apropriada para atletas mais altos.

Sabre: É a mais flexível das três armas, por isso torna a luta mais ágil. O sabrista deve ser mais preparado fisicamente, pois neste combate é permitido o toque com a ponta da espada ou com o corte. Por este motivo o combate exige muita rapidez e agilidade.

Os movimentos de ataque e defesa são os mais variados possíveis, e dependem muito da arma a ser utilizada. As bases dos duelistas variam de estilo para estilo, e podemos dizer que os brasileiros seguem a escola francesa, estilo onde a perna de traz sustenta o peso do corpo e a perna da frente se mantém mais estendida. Os movimentos são: marchar (para avançar) romper (para recuar) e ... (para um ataque mais incisivo).

É um esporte bem divertido e não privilegia a força, e sim a agilidade, técnica e estratégia de luta, por isso mais uma vez o Marcão perdeu para a Carol!



CAPOEIRA


A segunda aula da manha foi de capoeira, em nossa opinião o estilo mais divertido do aulão, talvez pela alegria e humildade do mestre Canarinho do grupo Muzenza, de Araucária que teve muita paciência com a galera.

A capoeira tem suas origens na Angola e era a forma do negro se divertir nas senzalas, isso na visão do capataz, mas para a maioria dos negros era muito mais que diversão, era a forma de se defender em duelos quando fosse necessário e mais ainda, expressava a tão sonhada liberdade para os negros, através de saltos, giros rodopios eles se sentiam muito mais livres, mesmo estando presos.

Aprendemos o movimento básico e primordial na capoeira, a ginga. Os ritmos também são variados, mais lentos, mais agitados, e essa dinâmica conduz a ginga. O próximo passo foi aprender alguns movimentos de ataque e as respectivas defesas. Aprendemos os golpes básicos como:

* Armada: é o chute com o lado externo do pé, em que o corpo dá um giro de 360 graus por trás.

* Aú: é o movimento de deslocamento também conhecido como "estrela". Serve como esquiva contra golpes de rasteira.



* Benção: é o chute frontal no qual se atinge o adversário com a sola do pé.

* Martelo: golpe com o peito do pé.



Martelo (à direita) e esquiva (à esquerda)

* Meia-lua: é o chute com a canela, em que o corpo dá um giro de 360 graus por trás.

A aula foi muito divertida e terminou com uma belíssima apresentação dos acadêmicos e Hermanos, David Sousa e Maicon Massera na roda que se formou no centro da quadra.

KARATE

Na Terceira aula, foi aprendido um pouco da historia do Karate, suas Federações e Confederações, e alguns golpes, sendo um deles o Tsuki Waza.

Entende-se como Karate-Do a prática complementar de formação cultural e desportiva baseada no desenvolvimento peculiar dos sistemas de defesa pessoal e evolução interior característicos de Okinawa em seus primórdios (século XVIII) e do Japão a partir do início do século XX.

Karate é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. O maior objetivo do karate é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. O karate-ka (cultor de karate-do) utiliza como armas as mãos, os braços, as pernas, os pés, enfim, qualquer parte do corpo.

Além de ser um excelente meio de auto-defesa, o karate também é um meio ideal de exercício. Ele desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora,o condicionamento físico e é reconhecido também por seus valores terapêuticos.


Tsuki Waza

De forma simplificada, as técnicas de soco desenvolvem-se impulsionando os punhos numa trajetória que sai do Hara (posição base), até o alvo.



MMA


As Artes Marciais Mistas, mais conhecida por MMA (Mixed Martial Arts) são artes marciais que incluem tanto golpes de combate em pé quanto técnicas de luta no chão. As artes marciais mistas podem ser praticadas como esporte de contato em uma maneira regular ou em um torneio no qual dois concorrentes tentam derrotar um ao outro.


Aprendemos nessa aula, golpes de Boxe, como Jab, Direto, e Cruzado.


Jab: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda.



Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda.



Cruzado: Golpe de curta distancia, executado com um rápido movimento de braço de um lado para o outro, em uma linha reta no rosto do oponente.



E movimentos de Jiu-jitsu como double leg.

O double leg é originário do Morote Gari:
Que é um golbe muito eficiente se for aplicado rapidamente.
Corre contra o oponente e segura se as duas pernas do mesmo, na altura dos joelhos, e ao mesmo tempo em que faz força para levantar faz força para a frente.
O ideal é ajudar colocando um dos ombros no abdomen do oponente.






segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sexta Aula - 11/09/2012


Treinamento de Judô e
Special Judô Fitness Test

Treinamento intervalado
1º Verificar a Frequência Cardíaca em Repouso do aluno, com o uso do frequencímetro;
2º Encontrar a Frequência Cardíaca Máxima (208-0,7*idade);
3º Calcular a Frequência Cardíaca em treino, baseado na fórmula abaixo:

(% Z.ALVO x (F.C. MÁX – F.C. REP.) + F.C.REP.
────────────────────────────────
100

Após a obtenção destes valores, deve-se monitorar o atleta durante o treino, para verificar se a frequência atingida estará de acordo com a calculada.
Os Golpes utilizados no treinamento são:
15 seg: Koshigoruma
30 seg: Shintai
15 seg: O-soto-gari
Repete-se esta sequência até completar o número de séries.


Special Judô Fitness Test
Este teste é realizado com 3 atletas, sendo que o executante fica a mesma distância dos dois atletas que serão arremessados com o golpe ippon-seoi-naguê. O teste é dividido em três períodos de 15 segundos, 30 segundos e 30 segundos com intervalos de 10 segundos entre os mesmos. o executante deve realizar o maior número de golpes possíveis. Um minuto após o final do teste é verificada a frequência cardíaca do atleta. O total de arremessos são somados da seguinte forma:
Para calcular o Índice após o teste, utiliza a seguinte equação:

FC final (bpm) + FC1min
───────────────────
Número total de arremessos

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Quinta aula - 04/09/2012

Alongamento - Um aluno foi indicado para fazer o alongamento.

Aquecimento


- Correndo, ao comando da professora todos sentavam,deitavam ou faziam um rolamento para tras.


Atividades realizadas de queda frontal:


Atividade em duplas


- de mão dadas, realizavam um rolamento para tras, juntos ou em sentidos trocados.

- um da dupla deitado no chão, equilibrava o outro com o pé por dentro na virilha.. fazendo o movimento de " balança"
- um da dupla abaixado o outro passando por cima realizava o "coelho na toca", técnica usada para iniciação de rolamento frontal
- em pé, usando a pegada, os alunos realizaram a queda frontal

Individual


- rolamento fontal

- rolamento frontal na posiçao de cocoras
- rolamento frontal em pé

Atividades de Imobilização:


Em  Duplas


- Os alunos faziam a técnica do "abração", tentando imobilizar seu adversário.
- Após um dos alunos aplicar a técnica do "abração" o aluno imobilizado, devia escapar, ou puxando o outro pelas costas, ou com uma técnica de tirar o rosto da imobilização e saindo em cima do adversário.
- Os alunos realizavam a queda do adversário caindo na posição de imobilização.

Algumas fotos da aula:

Técnicas "abração"







Quarta aula - 28/08/2012

- Alongamento: geral, passado por um aluno
- Aquecimento: Correndo em várias direções os alunos faziam o que a professora solicitava, sentar, deitar, rolar, etc.
-Nessa aula foi passado alguns Elementos Técnicos do Judô, como: Rolamentos (costas, lateral, de frente), pegada, deslocamento, e quedas.

Alguns nomes:
Kumi - Kata: Pegada
Shintai: Deslocamento frontal e diagonal
Ukemis: Quedas, podendo ser, mae ukemi, ushiro ukemi e yoko ukemi, que é de frente, de costas e lateral.